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🚨 Botão de Contestação do Pix já está disponível

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O Banco Central (BC) anunciou uma nova ferramenta de proteção para os usuários do Pix: o botão de contestação, que pode ser acionado em casos de fraude, golpe ou coerção.



🔎 Como funciona o botão de contestação?



Ao acionar o recurso, a contestação é imediatamente enviada ao banco recebedor (onde está a conta do golpista). Nesse momento, os valores suspeitos são bloqueados preventivamente.


“Ao contestar a transação, a informação é imediatamente encaminhada para o banco do golpista, oportunidade em que o banco deverá bloquear os recursos existentes na conta”, explica o Dr. João José Cruz, Superintendente do PROCON de Santa Rita-PB.


Após o bloqueio, os bancos envolvidos têm até 7 dias para analisar o caso.



💰 Quando o dinheiro volta para a conta?



Se for confirmado que a operação se tratou de um golpe, o dinheiro é devolvido diretamente para a conta da vítima, em até 11 dias após a contestação.



⚠️ Em quais situações o botão pode ser usado?



A contestação é válida apenas para casos de:


  • Fraude
  • Golpe
  • Coerção



❌ O recurso não se aplica a desacordos comerciais, arrependimento de compras ou erros de digitação na chave Pix.


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