O Banco Central (BC) anunciou uma nova ferramenta de proteção para os usuários do Pix: o botão de contestação, que pode ser acionado em casos de fraude, golpe ou coerção.
🔎 Como funciona o botão de contestação?
Ao acionar o recurso, a contestação é imediatamente enviada ao banco recebedor (onde está a conta do golpista). Nesse momento, os valores suspeitos são bloqueados preventivamente.
“Ao contestar a transação, a informação é imediatamente encaminhada para o banco do golpista, oportunidade em que o banco deverá bloquear os recursos existentes na conta”, explica o Dr. João José Cruz, Superintendente do PROCON de Santa Rita-PB.
Após o bloqueio, os bancos envolvidos têm até 7 dias para analisar o caso.
💰 Quando o dinheiro volta para a conta?
Se for confirmado que a operação se tratou de um golpe, o dinheiro é devolvido diretamente para a conta da vítima, em até 11 dias após a contestação.
⚠️ Em quais situações o botão pode ser usado?
A contestação é válida apenas para casos de:
- Fraude
- Golpe
- Coerção
❌ O recurso não se aplica a desacordos comerciais, arrependimento de compras ou erros de digitação na chave Pix.
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