O Senador Veneziano Vital do Rêgo (MDB-PB), escolhido como Relator Setorial da Saúde para o Orçamento Geral da União de 2026, anunciou nesta quarta-feira (15) que vai lutar para incluir no orçamento recursos destinados à criação de hospitais especializados no atendimento a pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA).
A proposta surgiu após Veneziano tomar conhecimento de um importante apelo feito pela presidente da Associação Paraibana de Autismo (APA), Hosana Carneiro, durante audiência pública na Assembleia Legislativa da Paraíba, que celebrou os 10 anos da Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (LBI).
Hosana destacou que, apesar dos avanços na inclusão escolar, ainda há grande carência de estrutura hospitalar adequada:
“Avançamos muito na inclusão escolar, mas agora nossos autistas estão crescendo, e novas preocupações surgem. Muitos são medicados, alguns têm epilepsia, e me dói imaginar um futuro ainda incerto.”
Sensibilizado, Veneziano afirmou que a implantação desses hospitais será uma das prioridades de seu relatório.
“Vamos encampar essa ideia, pois é uma bandeira de luta justa e necessária para quem convive com o autismo e suas famílias. É uma causa justíssima”, destacou o senador paraibano.
Com a responsabilidade de relatar o orçamento da Saúde no país, Veneziano reforça que a inclusão e o cuidado especializado precisam ser pilares das políticas públicas.
📸 Foto: Marcos Oliveira / Agência Senado
✍️ Assessoria de Imprensa – Senador Veneziano Vital do Rêgo (MDB-PB)
💬 Líder da Maioria no Senado Federal
Nenhum comentário
Postar um comentário